Wikipedia

Resultados da pesquisa

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Os caçadores do livro perdido!

Há alguns anos atrás, ouvi a mensagem de um pastor amigo e muito querido que nunca mais esqueci. Estávamos no mês de outubro e comemorávamos a Reforma Protestante, tema das aulas de História na escola, tema de debates desde o momento em que começou a ser implantada na Europa essa reforma da igreja no intuito de combater aquilo em que se tinha tornado a palavra de Deus: era preciso pagar pelos pecados, o que tem o bonito (ou feio!) nome de indulgências.
Algumas igrejas do século XVI tinham uma espécie de quadroem que se colocavam os preços de cada pecado e como pagá-los... A igreja apresentada a nós pelo historiador que escreve o livro de Atos dos Apóstolos há muito não existia...: aquela em que todo mundo tinha tudo em comum e se ajudava mutuamente. Isso não passava de um sonho distante. Aliás, no século XVI não se tinha a Bíblia na língua própria do lugar, apenas em latim. E quem não sabia latim, não entendia o que ouvia, muito menos lia. E assim caminhou a humanidade.
Aquele pastor querido foi até o texto de 2 Reis 22, sobre o que fez Josias, um dos reis-modelo na história de Israel: incomodado com o aspecto da Casa de Deus, o templo, pediu ao escrivão, chamado Safã, para que dissesse ao sumo sacerdote Hilquias que abrisse o cofre (que ficava no templo), contasse o dinheiro e contratasse gente da melhor qualidade na época para reformar o templo e reparar os estragos causados até então. Hilquias contou, deu o dinheiro na mão dos mestres de obra e o texto traz um detalhe interessantíssimo: Porém não se pediu conta do dinheiro que se lhes entregara nas mãos, porquanto procediam com fidelidade (2 Reis 22,7).
Fidelidade.
Mas a história não terminou aí: quando Hilquias foi abrir o cofre, no meio do dinheiro, o que ele achou: o livro da Lei – o texto sagrado da época, que os estudiosos dizem ser os capítulos 12 a 26 do Deuteronômio, texto importantíssimo sobre justiça social e aplicação de leis para que a economia do povo ficasse equilibrada, sem gente rica demais, e sem gente pobre demais. Foi Safã quem leu o texto (e que, como era escrivão, deveria ler muito bem) e foi correndo contar tudo que acontecera ao rei Josias. Resultado: Safã leu o texto na frente de Josias, e o rei ficou pasmo com todos os erros que estavam acontecendo, pois o texto sagrado tinha sumido, ninguém nunca mais ouviu falar dele, e a coisada justiça social não deveria estar indo muito bem.
Josias, ao ouvir, rasgou as vestes: isso era um modo de representar o arrependimento. Mas ele não parou por aí (2 Reis 23). Reuniu todo mundo, gente rica, gente pobre, sacerdotes, profetas, trabalhadores, e leu as palavras do texto do livro da Lei na frente dessa gente toda. Colocou-se diante do povo, pediu que eles voltassem atrás nos seus erros, assim como ele, Josias, faria a partir de agora. E o texto bíblico diz: fizeram aliança com Deus, todo o povo!”. Depois disso, vão sendo contadas todas as atitudes justas e igualitárias de Josias e, antes de falar da sua morte, vem o elogio do narrador: E antes dele não houve rei semelhante, que se convertesse ao Senhor com todo o seu coração, com toda a sua alma e com todas as suas forças, conforme toda a lei de Moisés; e depois dele nunca se levantou outro tal (2 Reis 23,25).
Justiça.
O que isso tem a ver com a Reforma Protestante?
A memória não me falha e lembro direitinho o que meu pastor amigo disse naquele dia na mensagem: o livro da Lei – o texto sagrado – estava perdido dentro da casa de Deus. Ele estava sumido, enfiado no cofre no meio do dinheiro do povo, que deveria voltar para o povo como beneficio em cuidado, em zelo, em obras e em justiça social. Esse é o ensinamento que Josias ouviu do texto do Deuteronômio.
Em 31 de outubro de 1517, um monge chamado Martinho Lutero percebeu que o livro sagrado estava de novo perdido dentro da casa de Deus. Tinha sumido. Tinha sido engolido pelo dinheiro suado do povo que pecava e que pagava por cada um de seus pecados. Dinheiro que iria se multiplicar sempre, pois eu e você e aquele povo nunca deixaremos de ser pecadores. Nem um diazinho sequer. Lutero leu no Novo Testamento, em Romanos 1,16 que a justiça de Deus se manifesta pela fé, e que dessa fé o justo viverá, verdade que também consta lá atrás, no Antigo Testamento, em Habacuque 2,4. E Lutero percebeu que nossos pecados são perdoados quando os confessamos e neste momento exato da confissão nos tornamos justos diante de Deus, por meio da fé que temos nele. Fé que nos move a dizer de verdade quem somos. Fé que nos faz acreditar que Deus nos ama e nos perdoa mesmo sendo quem somos!
Quase quinhentos anos se passaram desde que Lutero afixou na igreja de Wittenberg, na Alemanha, noventa e cinco teses sobre esse pagar pelos pecadose eu estou aqui escrevendo uma coluna sobre a Reforma Protestante. Confesso que escrevo com uma pontinha de tristeza que vai se transformado numa mancha enorme que nenhum mata-borrão possa dar jeito. A igreja que protestou hoje não protesta mais! Pelo menos sua grande maioria. O povo que pagou pelos pecados no passado, inocente e sem saber da justiça pela fé, hoje paga para receber bênçãos que não precisam de pagamento, mas só de justiça, só de trabalho, só de fé.  
Já li vários artigos e colunas sobre uma Reforma da Reforma, um movimento que precisa acontecer nas igrejas ditas reformadas, para se voltar bem lá atrás, de novo à igreja de Atos dos Apóstolos, de novo ao princípio em que não havia separação. Os conflitos aconteciam, mas se resolviam com a autoridade de gente que tinha, acima de tudo, amor ao ensino da palavra de Deus, amor à justiça, amor a Deus, amor ao próximo. Amor ao livro. Não-amor ao cofre.
Busca.
Precisamos reencontrar o livro, perdido, sumido. Ouvi-lo. Lê-lo. Entendê-lo. Fazê-lo acontecer. Fazê-lo mudar nossas práticas nada reformadas, tampouco reformistas. Quem sabe ele – o livro sagrado – está enfiado no meio do dinheiro do cofre?... Que o rei Josias e o Deus que ele tanto amava nos convoquem para sermos os caçadores do livro perdido. Quem se habilita?


No Deus a quem eu permito reformar minha vida, 

19 comentários:

  1. Nilson Tarcitano: Muito bom! Temos que procurar novamente este livro perdido ou talvez escondido e levá-lo para o púlpito das igrejas. Com toda certeza teremos uma nova reforma onde as Igrejas irão triunfar pregando o amor de Deus e recebendo Dele toda a ajuda que estamos precisando por meio da fé.

    ResponderExcluir
  2. Suas palavras descrevem uma verdade incontestável: a falta de conhecimento destrói o povo (Os 4.6)! Igualmente, Jesus também advertiu: "Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (Jo 8.31-32). Que o amor puro, sem interesses, por Ele e pela Sua palavra nos impulsione a cada dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém!
      E que levemos o conhecimento: é responsabilidade nossa, Guilherme Diogo!

      Excluir
  3. O "Livro" que se perdeu nos cofres. Triste... Real.

    ResponderExcluir
  4. O "Livro" que se perdeu nos cofres. Triste... Real.

    ResponderExcluir
  5. Estamos encontrando o livro perdido através dos nossos estudos!!! Que o Senhor possa abrir nossas mentes e corações!

    ResponderExcluir
  6. Josias... Lutero...
    Porque não John Wesley e tantos outros! O pior que encontrar bons exemplos no passado é fácil, mas no momento presente, quase impossível!
    Os reformadores são poucos e estão escondidos, não dão a cara para bater!
    Na maioria não somos reformados!
    Somos cópias, somos iguais. Somos o substrato, aquilo que restou de uma transformação! Precisamos urgentemente encontrar o livro!
    Que Deus nos abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encontremos, Marcinho, e nos reformemos também para reformarmos!

      Excluir
  7. Vamos em buca do livro perdido ou será que ele foi premeditadamente escondido? Eia, vamos nós!!!

    ResponderExcluir
  8. "Ecclesia Reformata et Semper Reformanda est". Linda reflexão! Hoje, infelizmente, conseguiram fazer pior do que o passado! Não esconderam o livro! Ele está na mãos e ao alcance de todos. Mas, hoje, usam o livro contra os reais propósitos do livro. No idioma do povo (não em latim) justificam, por meio do livro, o gesso hermenêutico e sacralização a interpretação que oprime.

    Repito, bela reflexão... Precisamos voltar à caça do livro, à caça da inspiração do livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voltemos! À caça do livro de Eli! De Silvio, de Alessandra, de Dani, de Marcinho, de Monica, de Guilherme, de Nilson, de gente boa, simples e honesta que tem fé na vida!

      Excluir
  9. Inscrições abertas para os que desejam ir em busca do livro perdido! Estou disposta a ser uma caçadora do livro perdido. Amei a postagem Alessandra Viegas.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição!!! Ela é muito importante pra mim!!