Wikipedia

Resultados da pesquisa

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

A “não-crise” dos nossos dias...

             Nos anos noventa, exatamente em 1992, o Rev. Caio Fábio lançou um livro que ficou bastante conhecido: A Crise de Ser e de Ter. Quase todo mundo que frequentava alguma comunidade de fé tinha lido e falava sobre o assunto. Ouvi várias mensagens sobre o tema, que pipocava nas rodas de conversa da faculdade, já misturado com o consumismo e a  globalização, e a partir de teóricos não religiosos, mas filósofos, sociólogos, antropólogos e historiadores. O mote era falado todo o tempo – estamos em crise: tratamos as pessoas como coisas e as coisas como pessoas, isso precisa ser revertido! Necessariamente, o livro de Caio Fábio e os escritos que circulavam entre a juventude e a intelectualidade da época respondiam aos anseios de tentar mudar aquela situação.

                A questão é que a situação, para nossa tristeza, não mudou. A crise acabou e vivemos em um mundo de zumbis. Explico-me: segundo a cultura grega, “krisis” ou crise, é o que nos torna humanos, é o que nos faz lutar para viver, é o que nos impulsiona, é o que nos faz perguntar à vida e esperar dela respostas até a próxima pergunta. O hipócrita (hypokrités) é aquele que está abaixo (hypo) da crise (krités), isto é, é o ator de teatro, que usa máscaras, não se mostra verdadeiramente, não se expõe à crise, à vida. Se não existe crise, não existe vida humana. Tornamo-nos qualquer coisa que existe, mas não sabemos mais o que é viver. Infelizmente.


                Enquanto havia a crise de ser e de ter, ficávamos atentos para tratar as pessoas – o ser – como pessoas e as coisas – o ter – como coisas. Conseguíamos ver a diferença. Não éramos como aquele cego em quem Jesus tocou, mas que continuou vendo “homens como árvores” (Marcos 8,22-26). Enquanto havia a crise, aceitavam-se as diferenças entre as pessoas, os relacionamentos se mantinham e os aparelhos eram levados ao conserto. A crise movia a mola da vida e podíamos ver o por do sol junto aos amigos sem ter que saber o que eles tinham a oferecer a nós.
                Nas igrejas, as pessoas deixaram de amar a Deus e cantar louvores por aquilo que Ele é – o Maravilhoso Conselheiro, o Deus Forte, o Pai da Eternidade, o Príncipe da Paz (Isaías 9,6). Hoje se “ama” a Deus pelo carro zero, pela casa na praia, pela conta bancária, pelas cem vezes mais que Ele vai dar... o relacionamento com Deus virou barganha e idolatria. O mesmo ocorre com o tipo de “amizade” ou sei lá o quê que foi criado – não se “curte” mais o outro, “curte-se” o que o outro tem a oferecer: vantagens, conhecimento, dinheiro... definitivamente isso nem passa perto do que é amizade. Às vezes eu mesma me canso de um monte de gente que nem sabe meu nome direito, tampouco pergunta se estou bem, mas sabe os dois doutorados que eu curso e acha que sou uma consultoria ambulante pra dar todas as respostas de que necessitem.  
                Jesus percebeu que aquele cego precisava de outro toque para enxergar gente como gente e árvore como árvore. Teve compaixão dele e o tocou novamente. Ainda bem que o cego permitiu e passou a ver distintamente cada coisa. Ali ele passou a viver a crise e entendeu o que é a vida. Meu pedido hoje, caro leitor, é que possamos voltar à crise e entendamos que a vida não é uma sucessão de satisfações de tudo que queremos ter, mas é a satisfação interior de tudo que podemos ser.

Que o Deus que é sendo nos abençoe!

6 comentários:

  1. Muito bom o texto professora! Reflete a realidade em que vivemos. Pena que a igreja se torno parte disso. Mas eu acredito em dias melhores...
    A paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  2. Sábia reflexão, confirmando o que o Senhor tem falado comigo! Mais do que nunca, precisamos retornar ao Evangelho puro e simples, 'inflamados' pelo amor de Deus como John Wesley.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Guilherme! Bom saber que a linguagem de Deus é uma só!! O retorno é urgente!!!

      Excluir
  3. interessante sua reflexão que remonta uma passado relativamente próximo quando lembra de Caio Fábio, o cidadão que entrou em várias crises, e era o sábio na TV por falar em pisque entre outros chavões. Crises temos todos em todos os dias. Crises fazem parte de nossas vidas, pois somos humanos e estamos aqui neste mundo, ao contrário do que algumas neo pentecostais pregam, vivendo-as e convivendo com elas pois, "Jesus disse: No mundo tereis aflições". Essas fazem parte do ser humano, do crente, do não crente, enfim, de todos nós. Hoje como tu escreveste o mais importante é ter do que ser, e muitos porque não obtêm entram em crise. Alguns porque não são entram em crise. A Igreja está em crise. Pedro esteve em crise de fé num pequeno momento, io importante é a busca pela saída da crise em Deus, pois sabemos que outras em algum momento chegarão e devemos estar firmes na Rocha Eterna. O cego aproveitou sua crise de não poder enxergar o mundo, não poder ser gente e agarrou sua chance de sair da crise em Jesus. É isso aí Jesus está conosco nas crises e fora deles. Boa, Alessandra Viegas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Zé! Enquanto estivermos em crise, estará tudo bem!! Estaremos em vida abundante!

      Excluir

Obrigada por sua contribuição!!! Ela é muito importante pra mim!!