Wikipedia

Resultados da pesquisa

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Faça o que eu digo... e também o que eu faço!

“Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo...” (1 Coríntios 11,1)

Conversando certa ocasião com um pastor e amigo presbiteriano, apaixonado por psicologia, deparamo-nos com aquela velha história de “Fulano prega, mas não vive o que prega...”. Coisa mais do que comum nesses dias de teologias tão loucas e esquizofrênicas que nos rodeiam e se multiplicam por aí. “Dissonância cognitiva – esse é o nome desse probleminha”, disse-me meu querido amigo, também capelão da marinha. O que eu não pensava naquela época, é que isso está tão próximo de nós em várias situações pelas quais passamos direta ou indiretamente. E por duas especificamente que me ocorreram nestes últimos dias.
Falando um pouco ainda em clima de copa do mundo, vimos uma seleção de futebol que cumpriu e viveu tudo que anunciou – a Alemanha estrategicamente elaborou um plano de ação, percebeu onde estava falhando, e agora já investe há mais de oito anos em meninos que entram para as categorias de base do futebol, nas quais estes aprendem a ter uma vida disciplinada e íntegra, sem “jeitinhos” de nenhuma espécie. Os meninos cresceram! Desenvolveram-se! Viraram homens sérios e dignos da confiança dos que os rodeavam, principalmente da gente simples de Santa Cruz Cabrália. Resultado: ninguém tem o que falar sobre a equipe que, mais do que qualquer outra, mereceu ser tetracampeã em 2014.
Trazendo outro exemplo à nossa breve conversa, uma semana depois da copa participei de um congresso da SOTER – Sociedade de Teologia e Ciências da Religião –, no qual Fernando Montes Matte, padre jesuíta, teólogo e reitor da Universidade Alberto Hurtado, do Chile, proferiu a primeira conferência, brindando-nos com a seguinte declaração: “A alma do cristianismo não é uma doutrina, e sim um encontro. E este encontro marcante se reflete em nossas atitudes para com o próximo – não era assim com Jesus?...”. O padre passou em revista todo o seu incômodo com as missas em latim que ninguém entendia e mostrou, pelo menos a mim e a quase quinhentas pessoas que o ouviam, sua semelhança com o bom samaritano e seu modo cristão de viver.
A partir dessas duas experiências seguidas, percebi o quanto a igreja, por muito tempo, viveu em dissonância cognitiva e, temerária e infelizmente, ainda vive! O apóstolo Paulo, como citamos acima, já alertava os cristãos de Corinto sobre esta séria questão... e de mãos dadas com ele estava Tiago, quando afirmava que de nada adianta ouvirmos a Palavra se nada praticarmos dela (Tiago 1,22-25) ou, ainda, se a nossa fé não apresentar resultados de amor baseado ‘naquele’ amor que nos alcançou um dia, essa fé tem algo estranho... está morta! Sinceramente, o desejo do meu coração é que possamos de uma vez por todas entender que fala e atitude não são dissonantes, mas duas margens pelas quais precisa correr o rio da nossa existência, o movimento incessante do viver. E possamos sem dor na consciência abrir a boca e dizer: “faça o que eu digo – e o que eu faço também!”


No Deus que diz e faz o que diz, 

4 comentários:

  1. Belo texto prof. Alessandra, a mais pura verdade. Eu acho que a igreja precisa de uma nova reforma!!! Deus te abençoe!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Está sobre nós esta responsabilidade!!!
      Deus te abençoe também!!

      Excluir
    2. Uma das frases mais linda que já li: “A alma do cristianismo não é uma doutrina, e sim um encontro. E este encontro marcante se reflete em nossas atitudes para com o próximo – não era assim com Jesus?...”.

      Parabéns minha amiga pelo texto! Deus abençoe!

      Excluir
    3. Obrigada, Eduardo!! Fico muito feliz por este encontro - o nosso com Jesus, o teu com o texto!! Deus te abençoe também, sempre!

      Excluir

Obrigada por sua contribuição!!! Ela é muito importante pra mim!!