Wikipedia

Resultados da pesquisa

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Fé...!

Neste domingo minha classe de Escola Dominical começou a estudar Hebreus 11... digo “começou” porque a proposta pedagógica da classe é estudar um capítulo da Bíblia a cada domingo, o que se tornou impossível com o capítulo conhecido como “a galeria dos heróis da fé”. Confesso que preparei o estudo de todo o capítulo em casa, mas ao compartilhá-lo na classe não consegui passar, na verdade, do versículo 3. Minhas meninas e meus meninos certamente estranharam a Alessandra deste domingo. E a esta altura, você, querido leitor, pode estar se perguntando: por que a impossibilidade de falar sobre fé? A quem conhece o livro de Hebreus, o capítulo 11 não é um dos mais difíceis do livro, e a quem me conhece pessoalmente, sabe o quanto venho convivendo com a Bíblia em minha vida devocional e acadêmica por quase 20 anos e como gosto de ensinar. Mas fiquei com a voz embargada e a garganta engasgada diante do texto, que me fez refletir sobre tudo que estudei em minha vida até hoje.

A questão crucial e única e que quero compartilhar aqui é: não se estuda sobre fé, fé é experiência! E só se pode falar de fé se se tem “a certeza das coisas que se esperam, e a convicção de fatos que não se veem” (Hb 11,1). Eis a questão. Como posso acreditar naquilo que não estou vendo? E como esperar por aquilo que não aconteceu ainda? Isso não é naturalmente  possível a quem sente a dor e a delícia de ser feito de carne e osso. Aí está a beleza do que Deus fez e faz por nós, em nós e conosco: a fé é parte do fruto do Espírito (Gálatas 5,22-23) e é dom de Deus (Efésios 2,8)! É o próprio Deus que tem misericórdia de mim e de você e nos enche de fé! É somente através Dele que eu posso crer no amanhã – em um amanhã maravilhoso em que toda lágrima se converterá em sorriso, a doença em saúde, a escuridão em luz.
E depois de chorar, estar doente e me sentir em trevas, passarei a valorizar os momentos especiais em que a transformação na qual eu mesma não acreditei acontecerá. Mas uma pontinha de mim – lá onde o Espírito Santo habita – no fundo acreditou, mesmo que não visse nem esperasse naturalmente. Isto porque eu sou natural, mas a fé, esta sim, é sobrenatural, é presente de Deus em mim e pra mim. E o é em você e pra você também! Neste domingo, só estas experiências doloridas e seu desfecho completamente inesperado e inusitado me permitiram ministrar a aula e deixar gente cheia de fé falar e compartilhar sua vida e suas experiências de alegria, cura e luz! Não foi assim com o Abraão que sobe triste o monte Moriá e desce de lá feliz da vida com Isaque? E o que ele dizia enquanto subia ao lado do filhinho? O Senhor pro-verá! E o texto hebraico nos mostra exatamente que Abraão estava falando de fé: O Senhor já viu antes o que vai acontecer! (Gênesis 22). Esta é a experiência de fé de Abraão – crer no Deus que vê, antes de acontecer.
Que possamos continuar, a cada dia, com a voz embargada ao falar de fé, sabendo que ela não vem de nossa razão, mas de sermos tocados por aquela linda experiência que só nós sabemos como, quando e onde passamos!

No Deus que pro-vê em nossa vida, 

2 comentários:

Obrigada por sua contribuição!!! Ela é muito importante pra mim!!