Wikipedia

Resultados da pesquisa

domingo, 21 de abril de 2013


“Ninguém é perfeito!”

Certamente eu e você já dissemos esta frase dezenas de vezes para explicar alguma bobagem que fizemos ou, então, quando deixamos de praticar um ato que faria bem a alguém e, se prestarmos atenção direitinho, isto nos deixou chateados ou frustrados no fim das contas.
Depois do “não tem nada a ver”, “ninguém é perfeito” é a frase feita do momento para nos escorarmos e nos desculparmos em nossa falta de tempo para estar com nossos familiares e amigos, em nossas ausências  aos nossos locais de culto, em nossos momentos de oração e meditação, e em nosso cuidado até conosco mesmos... há quanto tempo você não vai caminhar na grama ou areia da praia com seu grupo de amigos ou para ficar a sós com Deus e ali falar com Ele, sentindo a brisa gostosa do mar ou ouvindo o cicio na copa das árvores?... vai me responder ‘ninguém é perfeito’?

Bem, vamos à literatura grega e pensemos primeiro sobre o ‘ninguém’.
Quando Ulisses se desvencilhou do ciclope Polifemo na Odisseia (Canto IX) de Homero , para salvar a sua vida e a de seus companheiros, ele usou de astúcia e disse a Polifemo que seu nome era ‘Ninguém’. Assim, quando Ulisses furou o único olho do ciclope, este saiu gritando ‘Ninguém me feriu! Ninguém me feriu!’. O que quero dizer com isso? Na mente astuciosa de Ulisses, Ninguém é alguém. Soou como um nome. E Polifemo acreditou. Dito isso, que tal pensar novamente na frase: “Ninguém é perfeito”?

Por outro lado, vamos à Bíblia e pensemos no ‘perfeito’.
Em Mateus 5,48, Jesus nos fala: ‘Sede perfeitos como perfeito é vosso Pai que está nos céus’. Se eu e você somos imagem e semelhança de Deus, e Ele é nosso Pai, como está escrito, e se está escrito eu acredito – e você também, eu presumo –, qual é a dificuldade em pelo menos tentarmos ser perfeitos, segundo esta bela argumentação de Jesus? O contexto do texto de Mateus 5,44-48 é de amor. Amar, abençoar e orar com e por alguém necessitado, mesmo que seja por quem não simpatize tanto conosco. A partir daí vem a perfeição. Será que é tão difícil ter tempo para essas três coisinhas? Nem tanto, não é mesmo? Aproveite sua hora de folga nesta semana (em pleno feriadão!) e faça isso. Ame. Abençoe. Converse com gente. Converse com Deus. Quer uma dica? Se estiver no Rio, vá caminhar no Aterro do Flamengo! Quem sabe você encontra alguns ‘ninguéns’ tentando ser perfeitos lá?

Deus nos abençoe em nossa caminhada!    
                                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua contribuição!!! Ela é muito importante pra mim!!